Tecnologia nas empresas: como ela motiva os funcionários?

4 Pessoas em pé em um círculo usando tecnologia para se comunicar
O que você encontrará aqui:

A tecnologia nas empresas é uma aliada dos talentos. Além de benefícios para o negócio, como automação de tarefas e redução de custos, conseguimos entregar bem-estar e motivação com boas soluções digitais.

As inovações minimizam erros e evitam que o funcionário perca tempo corrigindo o próprio trabalho. E, retiram tarefas manuais, burocracia e rotinas repetitivas, permitindo que os profissionais foquem em competências como criatividade, iniciativa e empreendedorismo.

Essa mudança de significado no trabalho faz toda a diferença para motivar a equipe. Continue a leitura do artigo e entenda como usar a tecnologia para engajar seus funcionários!

Como a tecnologia nas empresas ajuda a motivar os colaboradores?

A tecnologia nas empresas modifica o papel das pessoas nas organizações. Em vez de realizarem tarefas repetitivas e padronizadas, os colaboradores podem aplicar suas competências humanas no trabalho, em atividades mais estratégicas.

Entregar maior significado no trabalho

A tecnologia oferece significado para o trabalho dos colaboradores. Ao reduzirmos a burocracia, os profissionais podem exercer as competências humanas e explorar todo o potencial daquilo que aprenderam em suas carreiras.

Imagine, por exemplo, um gestor financeiro que deseja contribuir no crescimento da empresa em que trabalha. Se estiver sobrecarregado de tarefas repetitivas, a tendência é o baixo engajamento e motivação nas atividades. Por isso, a tecnologia nas empresas é um importante vetor de mudanças de sentido e significado no trabalho.

Reduzir erros e retrabalho

Vale reforçar a importância da tecnologia nas empresas para minimizar os erros e retrabalhos. As soluções de automação executam as atividades em um padrão, independentemente da quantidade de tarefas.

Os erros cometidos, geralmente ligados ao cansaço, prazos apertados, sobrecarga no trabalho e desatenção, deixam de fazer parte da rotina. Logo, o colaborador se sente mais motivado ao poder trabalhar em algo diferente, em vez de retomar o trabalho que poderia ter sido entregue em dias anteriores com o uso da automação de processos.

Fazer o controle de tarefas e metas

A tecnologia permite que os departamentos e pessoas tenham mais visibilidade das metas e tarefas que precisam entregar. Se os recursos forem usados da maneira correta, eles ajudam o profissional a entender o progresso feito ao concluir cada atividade, eliminando a famosa sensação de insistir em um trabalho improdutivo.

Aumentar a produtividade

A tecnologia colabora para aumentar a produtividade individual, permitindo que o colaborador seja mais útil em suas funções. Ao migrar para tarefas mais ligadas à inovação, estratégia e consultoria, a participação do profissional nos resultados estará evidente, influenciando a motivação no trabalho.

Combater a sobrecarga e o estresse no trabalho

Aumentar a produtividade com a tecnologia também diminui a sobrecarga e o estresse no trabalho. Isso acontece quando conseguimos atender as demandas de trabalho sem sacrificar o bem-estar individual, que acontece com a redução do volume de tarefas a partir da automação.

Crescer profissionalmente

O aumento da produtividade gera benefícios de carreira, como bonificações, reconhecimento e promoções. Isso é, ao liberar os bloqueios causados por processos ineficientes, as pessoas podem agregar ainda mais valor à empresa e colher vantagens para suas carreiras.

Quais tecnologias contribuem para motivar os colaboradores?

As tecnologias que melhoram as condições de trabalho são aquelas de maior impacto na motivação dos colaboradores. Destacamos a seguir três soluções e seus benefícios que ajudam a melhorar o engajamento dos funcionários.

Robotic Process Automation (RPA)

A Automação Robótica de Processos consiste em implementar um software robô, que assumirá tarefas escaláveis e repetíveis. Logo, ela alcança tarefas cuja ação deve ser repetida incontáveis vezes.

Eliminar o trabalho manual

O RPA beneficia o colaborador ao eliminar trabalhos manuais e de baixo valor agregado. Copiar e colar informações entre cadastros, emitir documentos, coletar informações para fazer relatórios e realizar conciliação bancária são alguns exemplos de atividades que podem ser automáticas e digitais.

Padronizar as entregas

Com o RPA, é possível resolver grandes volumes de tarefas, sem erros e retrabalhos, pois as ações do robô são padronizadas.

Enxugar fluxos de trabalho

O setor que usa automação se torna mais saudável e produtivo. Processos e fluxos de trabalho, com diversas rotinas, serão mais ágeis e menos burocráticos.

Entregar resultados para empresa

A robotização com aplicação de RPA se destaca pelo rápido retorno do investimento, especialmente com a redução de custos operacionais. Muitas vezes, os gestores são cobrados por resultados financeiros, e a automação pode trazer esses ganhos, diminuindo a pressão sobre o líder e sua equipe.

Inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial reúne tecnologias que realizam atividades similares às desempenhadas pela mente humana. Assim, aumenta a cobertura da automação de tarefas e possibilita ações ligadas à pesquisa e análise de dados, complementando o trabalho do RPA.

Tomar decisões

Os colaboradores contam com ferramentas de apoio para tomar decisões mais eficientes, usando da análise de dados.

Executar tarefas complexas

A inteligência artificial também pode auxiliar na realização de tarefas complexas, assim como atendimento telefônico, previsão de estoques e auditoria em banco de dados financeiros.

Ser mais inovador

O profissional pode usar a inteligência artificial para obter insights de modo a melhorar processos, produtos, serviços e vendas, por exemplo.

Computação em nuvem

A computação em nuvem possibilita a entrega da tecnologia como um serviço, ou seja, o usuário tem as ferramentas disponibilizadas pela internet.

Descomplicar o uso

A tecnologia reduz as frustrações ligadas ao uso dos softwares com ferramentas, facilitando o dia a dia do colaborador. Agilidade nos processos, informações disponíveis e acesso remoto são algumas dessas conveniências.

Melhorar a comunicação

As soluções na nuvem centralizam as informações em uma plataforma e podem dar acesso a todos os interessados simultaneamente. Logo, removemos bloqueios causados por ausências de informação para decidir e agir.

Manter a integridade de dados

O colaborador consegue usar a tecnologia nas empresas de maneira mais segura e confiável, sem se preocupar constantemente com perdas de informação. Além disso, o fornecedor entrega o software em funcionamento, evitando falhas na integração do sistema e desvio de dados.

Como escolher a fornecedora de tecnologia?

A chave para conquistar os benefícios e manter a equipe motivada é encontrar bons fornecedores terceirizados. Essa escolha diferencia as soluções e os serviços que o time terá à disposição, influenciando o impacto na sua produtividade.

Como bônus por você ter chegado até aqui, entenda o que avaliar ao escolher um parceiro e implementar soluções digitais na sua empresa.

1. Conheça as funcionalidades

Inicialmente, devemos descobrir se a tecnologia acompanha as tendências e inovações da sua área, com funcionalidades que serão úteis para a empresa.

2. Verifique o retorno do investimento

É importante pensar em como será o retorno do investimento. Redução de custos, aumento da inteligência nos processos e novas fontes de receita são algumas formas de obter um excelente ROI.

3. Considere o processo de implementação

A avaliação da implantação é outro fator decisivo. É preciso entender como será a transição para a nova tecnologia, se ela é ágil e segura. Soluções de computação em nuvem devem ser priorizadas, nesse sentido.

4. Entenda as opções de suporte

O terceirizado deve fornecer suporte antes, durante e depois da implementação da tecnologia. Além disso, é importante que existam opções de treinamentos e capacitações de modo que o time consiga realmente integrar os softwares ao cotidiano da empresa.

Ao somar soluções inovadoras com serviços voltados para ajudar os colaboradores, como treinamento e suporte, a tecnologia nas empresas terá grande impacto na motivação das equipes. A automação não substituirá as pessoas, mas irá direcioná-las para atividades em que suas competências humanas sejam realmente valorizadas.

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Adalberto Cunha
Adalberto Cunha é o CRO (Chief Revenue Officer) da Biti9. Formado pela FECAP e Universidade Mackenzie, acumulou diversas experiências em sua carreira, incluindo grandes empresas como Banco Safra, BCS e IBM (International Business Machines Corporation). Em 2010, fundou uma filial da Yogolove e, posteriormente, também trabalhou na Natura. Em 2015, co-fundou a Biti9 em parceria com Martin Luther Candido e Silva e, desde então, tem como missão ajudar empresas a reduzir erros e custos e a proporcionar mais agilidade no backoffice, implementando automações para realizar as atividades repetitivas de forma otimizada, utilizando tecnologias de RPA (Robotic Process Automation), OCR (Optical Character Recognition) e IA Generativa (Inteligência Artificial).

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