Outsourcing é o termo em inglês para terceirização. Sendo assim, o outsourcing nada mais é do que o uso de fornecedores terceirizados para usufruir dos variados serviços.
Por muitos anos, somente as grandes companhias com condições de abrigar uma equipe própria tiravam proveito disso. Mas, como tudo evolui, não demorou muito para que o avanço tecnológico fizesse surgir os primeiros fornecedores especializados em equipamentos e serviços.
Hoje, os benefícios do outsourcing já são acessíveis também a pequenas e médias empresas. Pensando nisso, preparamos este post para apresentar as 5 maiores vantagens em aderir à terceirização. Vamos conferir? Continue com a gente!
1. Menores custos operacionais
Manter uma equipe própria demanda grandes gastos com equipamentos, encargos trabalhistas e infraestrutura. Ao optar pelo outsourcing, tudo isso fica sob responsabilidade do fornecedor — o que reduz os custos operacionais e permite investir no aprimoramento do seu negócio principal.
2. Acesso a especialistas e tecnologia de ponta
Um dos maiores benefícios do outsourcing é a garantia de que a sua empresa terá uma equipe de profissionais especialistas à disposição, plenamente qualificados para lidar com as tarefas e desafios diários.
Além disso, uma das obrigações do fornecedor é assegurar o acesso à tecnologia mais avançada do mercado, responsabilizando-se por todas as questões relacionadas ao hardware e software.
3. Flexibilidade
Com uma equipe disponível especialmente para atender às suas necessidades, a sua empresa passa a ter mais profissionais e recursos do que se mantivesse uma equipe interna — o que aumenta a flexibilidade e possibilita uma resolução muito mais rápida das demandas.
4. Responsabilidades bem definidas
A definição do escopo de trabalho no contrato de serviço assegura sua tranquilidade: caso a terceirizada não cumpra o estabelecido, sua empresa terá ampla proteção jurídica.
Com isso, você fica livre dos típicos conflitos com os funcionários diretos, que ora fogem de suas obrigações, ora assumem mais tarefas do que deveriam.
5. Atendimento garantido
O comprometimento com os indicadores de desempenho (KPIs) da sua empresa garante que o atendimento seja rápido, eficiente e adequado às suas necessidades. Com isso, você terá um ambiente sempre atualizado, confiável e funcionando 24h por dia, 7 dias por semana.
O que considerar ao optar pelo outsourcing?
Estude as suas necessidades tecnológicas e defina qual seria o cenário ideal para a sua empresa. Em seguida, recorra a pesquisas e referências e, a partir disso, escolha o seu fornecedor de serviços.
Ao fechar um contrato, comunique claramente quais são as suas metas, incluindo todas as expectativas do relacionamento — especialmente em relação aos valores e termos de confidencialidade.
Para terminar, não esqueça de manter um canal aberto com todos os profissionais, evidenciando o seu apoio e engajando toda a equipe.
Viu só como são vários os benefícios do outsourcing de processos? Entre os que nós destacamos aqui, quais são os que você mais gostaria de ver na sua empresa?