Com os avanços da transformação digital, o departamento de TI está se tornando cada vez mais importante, pois passou a protagonizar os processos em vez de somente oferecer suporte. As companhias estão investindo em soluções que visam integrar o time de TI com as demais áreas da empresa, a fim de conseguir que esse setor gere mais valor, com mais integração de dados, redução de custos e aumento da produtividade e da lucratividade.
Além disso, é possível gerar também mais competitividade e destacar a organização diante das demais, favorecendo as vendas com um novo leque de oportunidades.
Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas sobre como integrar o time de TI aos outros setores e alcançar esses benefícios. Não deixe de ler!
Por que é importante integrar o time de TI com as demais áreas da empresa?
Como mencionado, os avanços da tecnologia no nosso contexto estão estimulando as empresas a focarem mais no setor de TI. O departamento está sendo usado para ações mais estratégicas, alinhadas diretamente com as principais necessidades das companhias.
Ou seja, as empresas estão aproveitando para implementar soluções que diminuam a distância entre o TI e as demais áreas. Assim, fica mais fácil compartilhar informações, controlar o fluxo de dados e fortalecer a disponibilidade e a segurança dos sistemas. Também é possível melhorar o clima organizacional, com mais interação entre as equipes, e reduzir incidências de erros.
Ademais, os gestores conseguem resultados ajustados de acordo com as metas estabelecidas, fazendo com que todos andem juntos seguindo um só ritmo e eliminando os ruídos de comunicação.
Por isso, é um dever de todo gestor priorizar o desenvolvimento de espírito de equipe e empatia entre os colaboradores para que isso seja refletido nos processos da empresa.
Como fazer essa integração?
Veja como integrar o time de TI a outros departamentos da empresa.
Incentive projetos colaborativos
É comum que, por haver separação de funções, os funcionários do TI não tenham total conhecimento das funções e da importância de outros setores. Por isso, uma boa dica é incentivar o TI, por meio de projetos colaborativos, a conhecer melhor o cotidiano das outras áreas do negócio e as principais dificuldades que elas enfrentam.
Assim, é possível consolidar a ideia de interdependência e intercomunicação entre membros de departamentos distintos. Isso é como a interdisciplinaridade na educação: fortalece os diversos segmentos envolvidos separadamente, assim como o todo concomitantemente.
Defina objetivos comuns
Para que os setores dialoguem, é preciso também estabelecer os objetivos em comum. Defina os valores e a missão da empresa, qual a razão dela existir e evidencie isso para os colaboradores. Assim, eles entenderão que, mesmo com atribuições diferentes, devem buscar os mesmos fins.
Metas comuns também ajudam na busca por mais produtividade, um dos principais alvos da integração de setores.
Crie canais de comunicação entre times
Enfatize a necessidade de canais de comunicação no cotidiano da empresa. Dessa forma, os funcionários poderão conversar, tirar dúvidas e resolver problemas juntos, agilizando o atendimento ao cliente e o compartilhamento de informações. Além do mais, os técnicos de TI podem auxiliar os outros times, seja com ferramentas remotas ou com ajudas presenciais, para que o melhor seja extraído dos sistemas internos.
A integração entre os setores é sempre muito boa para a saúde dos negócios, permitindo um crescimento sólido e seguro com melhores serviços para os clientes. Com a modernidade, a equipe de TI não deve mais ficar isolada do resto da companhia, mas sim estar estrategicamente conectada para que a empresa se mantenha devidamente atualizada.