S

e tem uma coisa que não dá mais para negar no mundo corporativo é que tecnologia e mercado estão interligados de vez. Investir e aplicar em soluções tecnológicas já é parte fundamental de qualquer estratégia de negócio. Um exemplo claro são as oportunidades da automação aplicada em processos produtivos e administrativos. Você já parou para pensar no que isso pode fazer pela sua empresa?

Neste post, vamos tirar suas dúvidas sobre o assunto e apontar um caminho: como a automação de processos pode dar a você a vantagem competitiva nessa nova era. Continue a leitura e confira!

O que é automação de processos?

automação robótica de processos, conhecida por sua sigla em inglês RPA (Robotic Process Automation), diz respeito a serviços e soluções de software que são pré-programados para realizar tarefas específicas sem a necessidade de participação humana. São robôs que funcionam virtualmente, mas análogos ao que seria uma máquina apertando botões e realizando funções operacionais.

Em um cenário de mercado no qual coleta, registro e manipulação de dados é cada vez mais importante para o sucesso de uma empresa, esses robôs trazem uma nova dinâmica aos processos, reduzindo a carga de tarefas repetitivas dos colaboradores e dando mais oportunidades de inteligência de dados aplicada a novas estratégias.

Como a automação está mudando o mundo dos negócios?

Essa dinâmica transformadora causa muitas dúvidas entre os gestores atuais. Como será essa mudança? Será que em breve todos os colaboradores, inclusive administradores, serão substituídos por robôs?

Esse tipo de pensamento alarmista é o que cria hesitação e impede executivos e diretores de enxergar as verdadeiras oportunidades da automação. O RPA está aumentando exponencialmente a capacidade produtiva de empresas ao mesmo tempo que dá mais ferramentas nas mãos de sua equipe. É um caminho sem volta e que premia quem sai na frente.

Uma mudança de mentalidade produtiva

A grande sacada para utilizar a automação como uma vantagem de negócios em um mercado ainda hesitante é mudar a mentalidade para o lado mais que positivo do RPA. A ideia desse processo não é acabar com empregos, mas parar de desperdiçar o potencial humano em tarefas que podem ser facilmente executados por um código.

O que isso significa para o seu empreendimento? Que você poderá realocar colaboradores para cargos mais estratégicos, para o monitoramento desses robôs e pensarem em como utilizá-los de formas inovadoras dentro do negócio. Desse modo, eles têm mais tempo para planejar, experimentar, validar, ousar. Ou seja, o RPA não substitui, mas multiplica o poder de transformação da sua empresa.

Quais são os motivos para investir em automação?

Agora que definimos melhor o que essa mudança significa e como pode ser abordada em um negócio, é hora de colocar essa noção em aspectos mais práticos de gestão empresarial para mostrar quais são as oportunidades da automação e os benefícios que esse investimento oferece. Veja!

Otimização de processos

A ideia da aplicação de robôs automatizadores de processos é eliminar as tarefas mais repetitivas e manuais que estão presentes em todas as empresas. Com isso, esses fluxos se tornam mais inteligentes e ágeis, resultando em um aumento de produtividade da equipe sem precisar de mais esforços dos colaboradores.

Redução de custos

Processos mais rápidos e que exigem menos empenho geram economia em toda a empresa. Essa redução de custos pode vir do uso mais eficiente de recursos e de um retorno maior para os investimentos feitos em operação.

Além disso, a automação de processos utiliza naturalmente serviços tecnológicos mais flexíveis e escaláveis, como o cloud computing. São modelos de infraestrutura que adaptam oferta à demanda, fazendo com que a empresa gaste apenas o que precisa.

Integração de dados facilitada

A nuvem também permite uma integração maior para o uso de dados empresariais como inteligência de negócio. Nesse caso, você ainda potencializa as vantagens do BI (Business Intelligence) com a implementação de robôs automatizados.

Isso porque o RPA traz uma capacidade de coletar, analisar e segmentar dados com uma eficiência e velocidade impossíveis para seres humanos. É o tipo de mudança na gestão que pode revolucionar sua posição no mercado.

Redução do retrabalho e mais confiabilidade em tarefas

Robôs de automação não se cansam, não erram na hora de digitar e não tomam decisões equivocadas em um dia em que estão sobre muita pressão. É por isso que os processos automatizados estão muito menos sujeitos a erros e falhas de operação que levem ao retrabalho e à inconsistência de informações.

Simplificação do monitoramento de produtividade

Quando a automação de processos é implementada, investe-se também em padronização e integração com sistemas de gestão. O resultado é uma operação empresarial muito mais fácil de ser acompanhada pelos diretores, pois eles têm visão de tudo o que acontece em tempo real.

Juntando esse poder de controlar processos de perto sem dificuldade, com eficiência e economia, o resultado é uma gestão mais inteligente e produtiva, visto que o investimento em RPA não é feito para substituir empregos, mas para tirar os colaboradores de tarefas simples e colocá-los em posições que impulsionam a automação como a grande vantagem competitiva da empresa.

Por que contar com a Biti9?

Para que o RPA atinja todas essas características benéficas ao empreendimento, os robôs precisam não apenas serem eficientes no que fazem, mas estarem configurados para as tarefas que mais impactam na otimização e completamente integrados ao seu sistema empresarial e ao seu fluxo produtivo.

Por isso, contar com um grande parceiro especializado é a saída para garantir o futuro da sua empresa investindo em RPA. O que você precisa é de um parceiro que se preocupe com o seu negócio, levante junto com você as oportunidades da automação dentro da sua rotina e implemente as melhores soluções para o seu caso.

É exatamente isso que a Biti9 pode fazer pela sua empresa. Entre em contato conosco, conheça nossa plataforma de RPA, conte-nos o que você espera dessa tecnologia e vamos juntos colocar o seu negócio no futuro do mercado!