Diante de um mercado cada vez mais competitivo, a sua empresa precisa se destacar. Para isso ela necessita produzir mais e em maior quantidade. Mas, como manter sua equipe produtiva? Como fazer para evitar o retrabalho? O segredo é otimizar a produtividade. Processos repetitivos, lentos ou complexos tendem a se tornar entediantes para o funcionário, cuja produção começa a declinar.
Ao reduzir a quantidade de etapas de trabalho por meio da automação, o funcionário tem mais liberdade para focar em outras atividades. Isso porque o tempo de execução das tarefas é melhor administrado, a produtividade da equipe aumentada, além de que a qualidade dos produtos e serviços também é elevada.
Acompanhe o artigo e conheça quatro recursos que podem aumentar a produtividade da sua empresa!
1. Automatizar os processos
Ao automatizar os processos elimina-se o tempo gasto pelos funcionários para executar determinadas atividades, por meio da utilização de ferramentas tecnológicas. Uma das formas de se fazer isso é utilizando os softwares de gestão de projetos.
Sistemas ERP integram todos os departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de informações. Já o CRM armazena as informações e atividades dos clientes, permitindo gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas.
2. Utilizar a nuvem
A utilização do Cloud Computing reduz o tempo, espaço e custos com equipamentos e manutenção. Assim, é possível acessar arquivos e executar tarefas em qualquer lugar, sem a necessidade de utilizar uma determinada máquina para ter acesso aos dados desejados. Tudo fica online, agilizando e facilitando o serviço!
3. Facilitar a comunicação da equipe
Outra forma de otimizar a produtividade é utilizar a tecnologia como forma de facilitar a comunicação de sua equipe. O uso de algumas ferramentas evita o deslocamento dos funcionários e, ainda, permite que a comunicação da empresa fique salva em um local, facilitando o acesso à informação e estabelecendo uma relação de confiança entre os colaboradores e empresa.
Algumas ferramentas úteis para esse fim:
- chats internos;
- redes sociais;
- plataformas virtuais;
- Google Drive;
- Hangouts.
4. Monitorar os resultados
É uma boa prática monitorar os resultados de sua empresa por meio de métricas e indicadores de desempenho. Com esse auxílio você pode medir o nível de produtividade da sua equipe e encontrar as melhores formas de elevá-lo. É possível mensurar, por exemplo, o número de falhas por serviço, o tempo gasto na correção ou o nível de satisfação do usuário.
Quando não há um acompanhamento dos dados, esses eventos acabam passando despercebidos, podendo causar uma estagnação no setor. Com o relatório em mãos a solução se torna mais simplificada, bastando atuar no ponto onde ocorre o erro.
Agora que já aprendeu alguns dos recursos para otimizar a produtividade, está na hora de implementá-los em sua empresa. Considere automatizar os processos utilizando ferramentas de gestão de projetos, RPA ou Cloud Computing. Além disso, monitore os resultados obtidos e estabeleça um meio de comunicação online. Assim, você economizará tempo e dinheiro, e sua empresa ganhará agilidade e qualidade, destacando-se das concorrentes.
Ainda em dúvida? Conheça quatro fatores em que a Automação de Processos ajuda na produtividade.